terça-feira, 26 de julho de 2011

Sobre como amar aos outros como a ti mesmo. Parte II.

Continuo filosofando sobre isso. A seguir um trecho de um dos meus textos no qual explico porque os outros são um problema pra mim. Esse texto tinha a finalidade de esclarecer os meus problemas, quais sejam, eu, Deus e os outros. Pertinente aqui a parte que fala dos outros.

"E quem poderia entender este coração jovem? Um coração marcado por dúvidas e incertezas, por idas e vindas teóricas.
Passado e futuro? Prefiro chamar de história e projeto.

[...]

O cansaço talvez não me deixe prestar um depoimento mais completo sobre os outros. Por que os outros são um problema pra mim? Por que são eu mesmo. São meu espelho antagônico. Eu sou o que não sou. Eu só sou eu porque não sou nem os outros nem as coisas. Negação. Julgamento. O olhar alheio condena porque é sincero. Ponto do observador. Física. O ponto do observador não observa a si mesmo. Para ter uma visão clara e não tendenciosa de si é necessário olhar na pupila do outro. Os outros são um problema porque não sabem dialogar, não sabem ouvir. Talvez a solução esteja em compreender a si mesmo. Mas se isso só é possível através da pupila do outro, necessário se faz trabalhar e nunca desistir das pessoas ao nosso redor. É uma questão de se desenvolver aceitando as críticas alheias, ou de não se desenvolver, racionalizando tudo que você no espelho."

2 comentários:

  1. errata: "...racionalizando tudo que você vê no espelho".

    ResponderExcluir
  2. Mano, raciocínio filosófico detectado em parte I assim como em Parte II...

    Meditando as idéias...

    Parabéns pelo blog.

    Abração

    ResponderExcluir